terça-feira, 16 de agosto de 2016

OS MITOS DA RELIGIÃO

OS MITOS DA RELIGIÃO

Sendo o homem um ser religioso, vem ele cristalizando, ao longo de sua romaria espiritual, alguns mitos em torno da religião. Tais mitos, na verdade, não passam de subterfúgios, que o levam a esconder-se da face divina. Veremos, a seguir, três mitos que têm ludibriado inúmeras pessoas em todo o mundo e bloqueado suas mentes para não conhecer o verdadeiro caminho que leva o ser humano a Deus.

MITO UM: TODAS AS RELIGIÕES SÃO BOAS. Ou prestamos cultos a Deus, ou a nós mesmos e a Satanás. Mas, digamos que todas as religiões são boas. Vejamos, por exemplo, o caso de Moloque. Em sua adoração, os amonitas queimavam suas criancinhas (Lv 18.21; Jr 32.35). E, no culto a Baal-Peor, divindade venerada pelos midianitas e moabitas, os desregramentos sexuais não tinham limites (Oséias 9.10). A prática de tais abominações levou o Senhor a castigar severamente a Israel (Nm 25; Jr 32.35). Logo, nem todas as religiões são boas. Pense no islamismo que, para expandir-se, apregoa uma guerra tido como santa. Aos olhos dos radicais, todos os povos, acreditando ou não em suas narrativas e proposições, têm de se curvar a Maomé. Portanto, a afirmação de que todas as religiões são boas não prevalece. Também de forma lógica não se pode fazer tal afirmação. Para os cristãos autênticos, Jesus Cristo é o filho de Deus que se fez homem. Assim, o Cristianismo tem algo que nenhuma outra religião tem.

MITO DOIS: TODAS AS RELIGIÕES LEVAM A DEUS. Se isso for verdade (o que não é) a morte de Jesus na cruz não tem nenhuma validade. Muitas pessoas acham que todas as religiões apresentam caminhos válidos para se encontrar Deus e entender o sentido da vida. Quem nunca ouviu alguém dizer: “não importa a que religião você pertence, todas elas levam ao mesmo Deus”? Na sociedade pós-moderna, tolerante ou pluralista, em que vivemos, essas ideias são populares. Quem pensa de outra maneira é encarado como alguém de mente fechada, até mesmo intolerante. Todavia, a Bíblia não fala de muitos caminhos que levam ao céu, senão só de um. Só um: “E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem” (Mt 7.14). A Bíblia também fala de outro caminho, mas, este não leva ao céu. Leva a destruição. “Larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela” (Mt 7.13). Então, de qual religião será esse caminho que leva ao céu? Qual denominação pode nos salvar? Nenhuma! Jesus é esse caminho que nos pode levar ao céu. Ele disse: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (Jo 14.6). O apóstolo Pedro disse a respeito de Jesus: “Debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (At 4.12). Viemos, pois, no tempo de Paulo, a civilização greco-latina dava-se ao culto aos demônios (1 Co 10.20,21). Hoje, não é diferente. Muitos, declaradamente, prestam culto a Satanás.

MITO TRÊS: NENHUMA RELIGIÃO É VERDADEIRA. Tiago afirma que “a religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo” (Tg 1.27). Aqui, Tiago afirma o seguinte: A verdadeira religião é amar o próximo. Tiago associa, dentro da comunidade cristã, a verdadeira religião com práticas adequadas, e mostrando que a fé verdadeira está associada não apenas à fé, mas com o que fazemos para espelhar nossa fé. O amor ao próximo não é o conteúdo do cristianismo, mas sua expressão. A preocupação prática da religião de uma pessoa é o cuidado pelos outros. A religião é a prática da fé, é a fé em ação. Palavras não substituem obras (Tg 2.14-18; 1 João 3.11-18). A religião pura e verdadeira vai muito além de doutrinas e ritos. Hoje há um grande abismo entre o que professamos e o que vivemos; entre o que dizemos e o que fazemos; entre a nossa profissão de fé e a nossa prática de vida; entre o cristianismo teórico e o cristianismo prático. Esse distanciamento entre verdades inseparáveis, essa falta de consistência e coerência, dá à luz uma religião esquizofrênica e farisaica. Não é o fato de pertencer a qualquer religião que garante a chegada ao céu, porque somente uma religião é o caminho ao céu - Jesus. E somente conhecer que ele é o caminho ao céu, tampouco nos leva ali. Temos que tomar esse caminho se quisermos chegar ao céu. Teremos que andar com Jesus. Ele tem que viver e governar nossos corações não somente em palavras, “mas por obra e em verdade” (1 Jo 3.18). A Bíblia não fala de diferentes religiões ou denominações das quais temos que escolher ‘a melhor’, a ‘mais certa’ ou a mais ‘bonita’, todas são ‘folhas de figueira’, e como tal, não servem para encobrir a vergonha do pecado. Há na Bíblia não uma religião, mas uma irmandade de crentes que mesmo estando no mundo, não fazem parte do mundo. “Não são do mundo, assim como eu não sou do mundo” (Jo 17.14); congregações compostas de pessoas humildes que seguiam a Jesus, que trabalhavam juntos para espalhar o evangelho do Senhor. Interessante notar que, por se parecerem tanto com aquele que pregavam, os moradores de Antioquia da Síria passaram a chamá-los de “cristãos”. Não basta pertencer a uma Igreja Cristã, tem que se parecer com Cristo!


REFERÊNCIAS:

ANDRADE, Claudionor de. O Desafio da Evangelização: Obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as Boas-Novas a toda criatura. Rio de Janeiro: CPAD, 2016.
_____. O Desafio da Evangelização: Obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as Boas-Novas a toda criatura. Lições Bíblicas, Rio de Janeiro, 3º trimestre, CPAD, 2016.
ARRINGTON, French L. et STRONDSTAD, Roger. Comentário Bíblico Pentecostal – Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
BENTHO, Esdras Costa. Hermenêutica Fácil e Descomplicada – Como interpretar a Bíblia de maneira fácil e eficaz. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.
Bíblia de Estudo Palavras-Chave. Hebraico-Grego. Rio de Janeiro: CPAD, 2011.
Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.
BOYER, Orlando. PEQUENA ENCICLOPÉDIA BÍBLICA. Estados Unidos da América: Vida, 1998.
COLEMAN, Robert E. Plano Mestre de Evangelismo Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2001.
ESEQUIAS, Soares. Manual de Apologética Cristã. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
FERREIRA, Damy. Evangelismo Total: Um Manual Para o Terceiro Milênio. Rio de Janeiro: HORIZONAL, 2004.
GILBERTO, Antônio. Manual da Escola Bíblica Dominical. Rio de Janeiro: CPAD, 1997.
HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.
RENOVATO, Elinaldo. Deus e a Bíblia. 1ª Edição. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.
RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 3ª Edição. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.
_____. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
ZUCK, Roy B. Teologia do Novo Testamento. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2008.

LIÇÕES BÍBLICAS 4º TRIMESTRE DE 2016 – ADULTOS, CPAD.


TEMA: O DEUS DE TODA PROVISÃO: Esperança e sabedoria divina para a Igreja em meio às Crises.

COMENTARISTA: Pr. Elienai Cabral

SUMÁRIO:

Lição 1 - A Sobrevivência em Tempos de Crise

Lição 2 - A Provisão de Deus em Tempos Difíceis

Lição 3 - Abraão, a Esperança do Pai da Fé

Lição 4 - A Provisão de Deus no Monte do Sacrifício

Lição 5 - As Consequências das Escolhas Precipitadas

Lição 6 - Deus: O Nosso Provedor

Lição 7 - José: Fé em Meio às Injustiças

Lição 8 - Rute, Deus Trabalha pela Família

Lição 9 - O Milagres Está em Sua Casa

Lição 10 - Adorando a Deus em Meio a Calamidade

Lição 11 - O Socorro de Deus para Livrar o seu Povo

Lição 12 - Sabedoria Divina para Tomada de Decisões

Lição 13 - A Fidelidade de Deus

Publicidade