domingo, 17 de abril de 2016

Lição 4 – Os Benefícios Da Justificação

SUBSÍDIO PARA A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL.

2º Trimestre/2016

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Romanos 5.1–12

TEXTO ÁUREO: "Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós sendo nós ainda pecadores" (Rm 5.8).

INTRODUÇÃO

Nesta lição, vamos estudar o capítulo 5 de Romanos, que trata dos frutos ou benefícios da justificação. Justificação é o grande tema da Epístola aos romanos; aliás, o grande tema do cristianismo, o núcleo, a essência do cristianismo. Sem a Justificação a Igreja cai. Em Rm 1.18-3.20, Paulo defende a tese da necessidade absoluta da justificação pela fé, uma vez que se julgado pelas obras o homem está irremediavelmente perdido, pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Do capítulo 3.21 ao capítulo 4.25, Paulo vai argumenta como essa justificação aconteceu em Cristo Jesus: não foi pelas obras, foi pela graça; não foi por merecimento nosso, foi pelos méritos de Cristo; não é por aquilo que fazemos para Deus, mas por aquilo que Deus fez por nós. A justificação, portanto, é um ato exclusivo de Deus (Rm 3.21-31). No capítulo 5, o apóstolo Paulo avança em sua argumentação em favor da justificação pela fé ao tratar acerca dos benefícios que ela traz para a vida do cristão. Paulo mostra os benefícios que emanam da justificação quanto ao passado, presente e futuro. Todos os que têm esta nova vida em Cristo estão livres da ira vindoura (capítulo 5), livres do pecado (capítulo 6), livres da lei (capítulo 7) e livres da morte eterna (capítulo 8). Para Paulo, a justificação não significa somente perdão e absolvição da culpa do pecado; também traz dentro de si a esperança da glória de Deus (Rm 5.2) e a promessa da salvação final (Rm 5.9,10). Temos mais que os benefícios atuais da justificação; nossa atenção é dirigida para seu resultado final. A ênfase do capítulo 5 é a glória futura, é a vida eterna com Deus, é a nossa glorificação, a nossa salvação final.

I – A BÊNÇÃO DA GRAÇA JUSTIFICADORA (Rm 5.1-5)

1. A bênção da paz com Deus. “Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5.1). Observe que o texto fala de “Paz com Deus”, não “Paz de Deus” (Fp 4.7). A “Paz com Deus” é uma bênção ligada ao passado; trata-se de algo que já aconteceu, é a paz da reconciliação com Deus. É diferente da Paz de Deus que Paulo fala em Fp 4.7. Esta pode denotar a paz que Deus mesmo usufrui ou a paz que ele inspira no coração de seus filhos. Esta Paz é um sentimento, que pode estar com tanque cheio hoje e pode estar com o tanque vazio amanhã. Você pode estar com uma gostosa Paz de Deus hoje e amanhã você pode estar num vale de muito aperto, de muita angústia, precisando da Paz de Deus no seu coração. Mas, a Paz com Deus não sofre variação, porque a Paz com Deus não é um sentimento, é um estado, o estado objetivo de estar em paz em vez de estar em inimizade. A “Paz com Deus”, portanto, não é uma mudança em nossos sentimentos, mas uma modificação no relacionamento de Deus conosco. Por intermédio do sacrifício de Cristo, a barreira que nos separava de Deus foi destruída. Não somos mais filhos da sua ira, mas filhos do seu amor. O pecado consumou uma ruptura, mas Jesus Cristo veio para restabelecer a comunicação suspensa. A Obra de Cristo removeu todas as causas de inimizade entre nossa alma e Deus. Por meio da graça, deixamos de ser inimigos de Deus e nos tornamos seus amigos. Todas as religiões se esforçam para reconciliar o homem com Deus. Contudo, essa reconciliação, não é fruto do esforço que o homem faz, mas do sacrifício que Cristo fez. Pela morte de Cristo fomos reconciliados com Deus. Não somos mais réus nem inimigos de Deus. Agora temos Paz com Deus. Esta é uma grande bênção da graça justificadora.

2. A bênção de esperar em Deus. “por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça...” (Rm 5.2). Se a Paz com Deus é uma bênção passada, consumada no ato de nossa justificação, o acesso à graça da justificação é um privilégio presente e contínuo. Trata-se de uma condição permanente e inabalável, que se origina de uma ação realizada no passado. Os judeus eram separados da presença de Deus pelo véu do templo, e os gentios eram isolados pelo muro externo do templo. No entanto, quando Jesus morreu, rasgou o véu (Lc 23.45) e destruiu o muro (Ef 2.14). Em Cristo, judeus e gentios que creem têm Acesso a Deus. Agora, somos tão queridos e próximos de Deus quanto o próprio Filho amado. O Pai estende seu cetro de ouro para nós e nos recebe como filhos, e não como forasteiros.
A palavra “acesso”, em Romanos 5.2, na língua grega, tinha três significados:
1º alguém entrando na presença da realeza, no palácio do Rei. Nós, agora, temos acesso à sala do trono. Você pode ser feio, você pode ser bonito; você pode ser velho, você pode ser jovem; você pode ser rico, você pode ser pobre; você pode ser doutor, você pode ser analfabeto. Não importa, você agora tem livre acesso ao trono do Rei. Você, agora, entra na presença do Rei não é pelos atributos secundários que você tem. Você, agora, entra na presença do Rei porque você é filho do Rei.
2º alguém entrando no templo para adorar. Deus não habita em casa humanas, feita por mãos humanas. Deus é Espirito e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. Não importa que você esteja na rua, não importa que você esteja no hospital, não importa que você esteja no seu escritório de trabalho ou no seu campo de atividade, não importa se é no templo. Não importa o lugar que você esteja. Você tem, em qualquer tempo, em qualquer lugar, livre acesso à presença de Deus como adorador.
3º significava ancorar no porto, seguro. Na vida, temos muitas tempestades, mas, com certeza, podemos fincar nossas âncoras e chegar no porto, seguro, porque temos livre acesso a esta graça na qual estamos firmes.

3. A bênção de sofrer por Jesus. “... temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes...” (Rm 5.2). Esta firmeza é um complemento à fé salvadora. Ao ouvirmos pela palavra de Deus, recebemos a fé e cremos em Jesus Cristo, o que nos proporciona a justificação; depois, como resultado desta justificação, passamos a ter firmeza, ou seja, nossa fé cresce a cada dia, pois a fé é dinâmica, que deve ser acrescida continuadamente (Lc 17.5), razão pela qual Jesus a comparou ao grão de mostarda, que é a semente de maior índice relativo de crescimento entre os vegetais superiores (Mt 17.20; Lc 17.6).

II – AS BÊNÇÃOS DO AMOR TRINITÁRIO (Rm 5.5-11)

1. O amor que o Pai outorga. “... porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração...” (Rm 5.5). Aqui, Paulo menciona uma espécie de inundação do amor de Deus. Somos banhados pelo próprio ser de Deus, uma vez que Deus é amor. Assim como o Espírito Santo foi derramado sobre a Igreja no Pentecostes, o amor de Deus é derramado no coração daqueles que são justificados. O amor de Deus revelado a nós é algo profuso, caudaloso e abundante. Não nos é dado por medida, mas copiosamente derramado em nós. Esse sublime amor de Deus por nós, pecadores, não foi despertado pela cruz de Cristo; ao contrário, foi o amor de Deus por nós que produziu a cruz. A cruz não é a causa do amor de Deus, mas seu resultado. Esse amor não é retido em Deus, mas derramado sobre nós.

2. O amor que o Espírito distribui. “... porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5.5). A esperança na salvação jamais será envergonhada. Não seremos decepcionados nem descobriremos que confiamos numa ilusão. Com temos certeza disso? O texto sagrado nos responde: “porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado”. O Espírito Santo que nos foi outorgado no momento em que cremos inunda nosso coração com essas expressões do amor eterno de Deus. Depois que recebemos o Espírito Santo, percebemos que Deus no ama. Não se trata de uma sensação vaga e mística de que “Alguém lá em cima” se preocupa com a humanidade, mas de uma convicção profunda de que um Deus pessoal nos ama de fato como indivíduos. Sob a vívida metáfora de uma chuvarada que cai sobre uma terra seca, o que o Espírito Santo faz é proporcionar-nos a consciência profunda e revigorante de que Deus nos ama.

3. O amor que o Filho realiza. “Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios” (Rm 5.6). O Amor de Deus é provado. É procedente do Pai, operacionalizado pelo Espírito Santo e realizado pelo Filho. Você é tão especial para Deus, que ele amou você de tal maneira que deu tudo, deu a si mesmo, deu o seu único Filho (João 3.16). A prova mais eloquente desse amor é a cruz de Cristo. Pela cruz temos uma abertura ao coração de Deus e vemos que se trata de um amor que se dá e se sacrifica. Em Romanos 3.25,26, Paulo já havia provado que, na cruz, Deus revelou sua plena justiça; em Romanos 5:8, ele afirma que, na cruz, Deus revelou seu abundante amor. Portanto, a cruz de Cristo não foi um acidente, mas um apontamento de Deus desde a eternidade. Ele foi morto desde a fundação do mundo. Ele nasceu para ser o nosso substituto, representante e fiador. A cruz, sempre esteve incrustada no coração de Deus, sempre esteve diante dos olhos de Cristo. Ele jamais recuou da cruz. Ele marchou para ela como um rei caminha para a sua coroação. Portanto, o Amor de Deus não é apenas um sentimento, é uma ação. Não consiste apenas em palavras; é uma dádiva. Não é uma dádiva qualquer, mas uma dádiva de si mesmo. Deus deu seu Filho. Ele deu tudo, deu a si mesmo. Deus não amou aqueles que nutriam amor por ele, mas aqueles que lhe viraram as costas. Deus amou aqueles que eram inimigos. Cristo morreu no momento determinado por Deus e de acordo com seu eterno propósito (João 8.20; 12.27; 17.1; Gl 4.4; Hb 9.26).

III – AS BÊNÇÃOS DA NOVA CRIAÇÃO (Rm 5.12-21)

1. O homem em Adão. ”Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram. Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado não havendo lei. No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir” (Rm 5.12-14).
Na história humana o pecado foi introduzido pela queda de Adão. Sendo livre, Adão escolheu desobedecer. Conquanto tendo livre-arbítrio, tornou-se escravo do pecado e por meio do seu pecado precipitou toda a raça no estado de rebelião contra Deus. O pecado é uma conspiração contra Deus. É a transgressão da sua lei, um ato de rebeldia e desobediência a Deus.
Pelo menos em cinco ocasiões, nos versículos 15-19 do capítulo 5, a verdade de que, pelo pecado de um único homem, todos nós pecamos é repetida: "Pela ofensa de um só, morreram muitos" (5.15); "O julgamento derivou de uma só ofensa, para a condenação" (5.16); "Pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte" (5.17); "Por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação" (5.18) e "Pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores" (5.19).
Portanto, não apenas herdamos o pecado de Adão, mas somos como ele. O pecado tem sua origem em Adão porque estamos em Adão de modo especial, não apenas porque ele é a raiz que nos gerou, mas também porque é nosso representante e cabeça. Em Adão, todos pecaram; em Adão todos morreram. A pena de morte cai hoje sobre todos os homens não apenas porque todos pecaram como Adão, mas porque todos pecaram em Adão. Porque todos pecaram em Adão e porque o salário do pecado é a morte, a morte passou a todos os homens, uma vez que todos pecaram. Ela atinge a todos sem distinção e sem exceção; seus dedos gélidos repousam sobre ricos e pobres, reis e vassalos, servos e chefes, doutores e analfabetos, pequenos e grandes, velhos e crianças, religiosos e ateus. Não podemos nos esconder da morte. Ela será o último inimigo a ser vencido (1 Co 15.26).
Que tipo de morte entrou no mundo pelo pecado? A morte física, espiritual e eterna. A morte física é a separação entre a alma e o corpo (2 Co 5.8); a morte espiritual é a separação entre o ser e Deus, devido a um ato de desobediência (Rm 7.9); a morte eterna ou a "segunda morte" é a separação irremediável e eterna entre o homem e Deus. Trata-se da ida da alma e do corpo para o inferno (Mt 10.28). Essas três modalidades de morte são consequência do pecado. O pecado é, portanto, o maior de todos os males. O pecado é pior que a pobreza, que o sofrimento, que a doença e até mesmo pior que a morte. Todos esses males não podem afastar o homem de Deus, mas o pecado o afasta de Deus no tempo e na eternidade. O pecado é maligníssimo.

2. O homem em Cristo. “Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos. E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou; porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação. Porque, se, pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça e do dom da justiça reinarão em vida por um só, Jesus Cristo” (Rm 5.15-17).
Nestes textos, o apóstolo Paulo faz um contraste entre Adão e Cristo. Na verdade, há cinco contrastes entre Adão e Cristo nos versículos 15-21 do capítulo 5. Primeiro, o contraste entre a transgressão de Adão e o dom gratuito de Cristo (5.15). Segundo, o contraste entre as consequências do pecado de Adão e as consequências da obediência de Cristo (5.16). Terceiro, o contraste entre os dois reinos (5.17). Quarto, o contraste entre o "ato único" de Adão e o de Cristo (5.18,19). Quinto, o contraste entre a lei e a graça (5.20,21).
O contraste entre a transgressão de Adão e o dom gratuito de Cristo (Rm 5.15). Devido à transgressão do primeiro homem, morreram muitos. Trata-se, evidentemente, de uma referência aos descendentes de Adão. Nesse caso, a morte em questão pode ser tanto física quanto espiritual. Porém, o dom gratuito é mais abundante sobre muitos. Constitui a manifestação maravilhosa da graça de Deus concedida ricamente a uma raça de pecadores. É possibilitado pela graça de um só homem, Jesus Cristo. Foi uma demonstração maravilhosa de graça da sua parte morrer por suas criaturas rebeldes. Por meio de sua morte sacrificial, o dom da vida eterna é oferecido a muitos.
O contraste entre as consequências do pecado de Adão e as consequências da obediência de Cristo (Rm 5.16). Uma só transgressão de Adão trouxe julgamento inevitável e condenação. Mas, o dom gratuito de Cristo, em contrapartida, tratou de maneira eficaz das muitas ofensas, e não apenas de uma, e resultou na absolvição. Paulo ressalta as diferenças entre o pecado de Adão e o dom de Cristo, entre a destruição terrível provocada por um pecado e a graça que transcorre de muitas transgressões e, por fim, entre o veredicto de condenação e o veredicto de justificação.
O contraste entre os dois reinos (Rm 5.17). Pela transgressão de um só homem, reinou a morte, como um tirano cruel. Mas, pela abundância da graça e o dom da justiça, todos os cristãos reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo (Rm 5.17).
Que graça maravilhosa! Além de sermos livrados da tirania da morte, governamos como reis, desfrutando a vida presente e a vida eterna. Será que entendemos e apreciamos, de fato, o valor dessa dádiva? Vivemos, verdadeiramente, como parte da nobreza celestial, ou rastejamos no meio da escória deste mundo?
O “homem em Cristo”, símbolo da nova criação de Deus (2 Co 5.17), é justificado, obediente, dominado pela graça e dominado pela nova vida com Deus.

CONCLUSÃO

“Por que Deus permitiu que o pecado entrasse no mundo?” Resposta: por meio do sacrifício de Cristo, Deus recebeu mais glória e o homem recebeu mais bênçãos que se o pecado não tivesse entrado no mundo. Nossa condição em Cristo é melhor que jamais poderia ter sido em Adão antes da queda. Se Adão não tivesse pecado, teríamos desfrutado uma vida contínua na Terra, habitando no Jardim do Éden. Porém, não teríamos nenhuma perspectiva de nos tornar filhos remidos de Deus, herdeiros de Deus, coerdeiros com Cristo e semelhantes a Ele para sempre. Essas bênçãos foram concedidas somente mediante a Obra redentora de Jesus Cristo, nosso Senhor.

REFERÊNCIAS:

ARRINGTON, French L. et STRONDSTAD, Roger. Comentário Bíblico Pentecostal – Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
BALL, Charles Fergunson. A Vida e os Tempos do Apóstolo Paulo. 1ª Edição. RJ: CPAD, 1998.
BENTHO, Esdras Costa. Hermenêutica Fácil e Descomplicada – Como interpretar a Bíblia de maneira fácil e eficaz. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.
Bíblia de Estudo Palavras-Chave. Hebraico-Grego. Rio de Janeiro: CPAD, 2011.
Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.
BOYER, Orlando. PEQUENA ENCICLOPÉDIA BÍBLICA. Estados Unidos da América: Vida, 1998.
CABRAL, Elienai. Mordomia Cristã: Aprenda como Servir Melhor a Deus. 1ª Edição. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
_____. Romanos: O Evangelho da Justiça de Deus. 8ª Edição. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.
Dicionário Barsa. São Paulo: Barsa Planeta, 2008.
ESEQUIAS, Soares. Manual de Apologética Cristã. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
ESEQUIAS, Soares. Romanos — O Evangelho da justiça de Deus. Lições Bíblicas, Rio de Janeiro, 2º trimestre, CPAD, 1998.
GABY, Wagner Tadeu dos Santos. As doenças do Século. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2008.
GILBERTO, Antônio. Manual da Escola Bíblica Dominical. Rio de Janeiro: CPAD, 1997.
_____. O Fruto do Espírito: A plenitude de Cristo na vida do Crente. 1ª Edição. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.
GONÇALVES, José. Maravilhosa Graça — O Evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos. Lições Bíblicas, Rio de Janeiro, 2º trimestre, CPAD, 2016.
GONÇALVES, José. Maravilhosa Graça — O Evangelho de Jesus Cristo revelado na carta aos Romanos. Rio de Janeiro: CPAD, 2016.
HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.
LIRA, Eliezer. Salvação e Justificação — Os pilares da vida cristã. Lições Bíblicas, Rio de Janeiro, 1º trimestre, CPAD, 2006.
LOPES, Hernandes Dias. Romanos – O Evangelho Segundo Paulo. São Paulo: Hagnos, 2010.
MACARTHUR, John. Romanos: Estudos Bíblicos de Jonh MacArthur. São Paulo: Cultura Cristã, 2011.
NEVES, Natalino das. Justiça e Graça — Um estudo da Doutrina da Salvação na carta aos Romanos. Lições Bíblicas, Rio de Janeiro, 1º trimestre, CPAD, 2016.
RENOVATO, Elinaldo. Deus e a Bíblia. 1ª Edição. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.
RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 3ª Edição. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.
_____.  Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
TRASK, Thomas E.; GOODALL, Waide I. Um retorno à Vida Santificada. In: De volta para a Palavra: Um chamado à autoridade da Bíblia. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2001.
ZUCK, Roy B. Teologia do Novo Testamento. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante para a melhora do conteúdo deste BLOG. Obrigado,Humberto Queiroz!