quinta-feira, 18 de junho de 2015

o deus de Judas

“E disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E pagaram-lhe trinta moedas de prata” (Mateus 26.15). O deus de Judas era o dinheiro. Ele vendeu sua alma, seu ministério, suas convicções, sua lealdade. Tornou-se um traidor. O dinheiro recebido por Judas era o preço de um escravo ferido por um boi [Êxodo 21.32]. Por essa insignificante soma de dinheiro, Judas traiu o seu Mestre!

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Do caótico para o muito bom

Deus nunca deixou de agir na criação, porque é característica da sua personalidade. A primeira vez que o Espírito Santo é mencionado na Bíblia é em Gênesis 1.2: “... e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas”. Deus sempre está em movimento. Deus nunca deixou de agir, porque Ele está no controle de todas as coisas, e quem está no controle de todas as coisas tem que agir. Deus nunca deixou de agir, porque o seu próprio nome indica ação: “Para que saibam que só tu, cujo nome é Jeová, És o Altíssimo sobre toda a terra.” [Salmos 83.18]. Jeová, O Deus que era, que é, e que há de ser. O Deus que agiu, que age e continuará agindo. O Deus que nunca deixou de agir, nunca deixou de agir em seu favor. Quando Deus agi, Ele dá forma e ordem onde existe o caos. A terra era sem forma e fazia: era caótica, aí Deus começa a criação. Quando lemos o último versículo do capítulo primeiro de Gênesis, encontramos o seguinte: “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom...”. Obs.: a expressão: ‘muito bom’! Do caótico para o muito bom.
P.S.: Se Deus agir no caos de tua vida, Ele dará ordem e forma e irá ficar muito bom.

terça-feira, 9 de junho de 2015

A OVELHA PROCURADA


“Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e note no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la?” [Lucas 15.4].
No Oriente Médio, o pastor era responsável por cada ovelha. Ele tinha a obrigação, diante do seu patrão, de garantir que nenhuma ovelha se perdesse, fosse morta ou ferida (confira Mateus 18.11-14). Na parábola que Jesus contou sobre a centésima ovelha, o pastor não desistiu pelo fato de ela ter-se afastado do rebanho. Pode parecer tolo que o pastor deixe 99 ovelhas, para ir procurar por apenas uma. Mas o pastor sabia que as 99 estariam seguras no aprisco, ao passo que a ovelha perdida estaria em perigo.
Devido ao valor elevado de cada ovelha, para o pastor, valia a pena procurar diligentemente à perdida. O pastor poderia ter encontrado justificativas plausíveis para abandonar essa ovelha perdida à própria sorte. Talvez o pastor já tivesse flagrado aquela ovelha se distanciando do rebanho e caminhando em direção e lugares perigosos. Talvez o pastor pudesse alegrar-se com o fato de que ainda tinha em segurança 99 ovelhas que estavam sob seu cuidado e proteção. O pastor não discutiu as razões da queda da ovelha. Ele foi buscá-la. Enfrentou riscos para resgatá-la. Não retornou ao aprisco até trazê-la em seus braços.
Ilustrando a busca pelo perdido, uma ovelha perdida é um símbolo do descuidado e desatento pecador – aquele que obedece a seu pecado e prossegue nele sem conhecer o fim. Nenhuma criatura se distrai mais facilmente que uma ovelha; nenhuma é mais incapaz de encontrar novamente o seu caminho para a casa; nenhuma é mais indefesa à destruição por outros animais, e até mesmo pelas aves do céu.
Jesus não desiste de você, mesmo quando você tropeça e cai. O amor de Cristo por você é incondicional. Ele não abdica do direito de ter você em seus braços. Ele desceu da glória para buscar e salvar o perdido. Para resgatar você da morte, ele suportou a morte, e morte de cruz. Para dar a você a vida eterna, ele bebeu a cálice da ira de Deus. Sofreu o castigo que os pecadores merecem. Você já foi encontrado pelo divino pastor?

REFERÊNCIAS:
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.
Bíblia de Estudo DAKE. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.
Bíblia de Estudo MACARTHUR. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2010.
LOPES, Hernandes Dias. Gotas de consolo para a alma. São Paulo: Hagnos, 2012.
NVI (Nova Versão Internacional) [traduzida pela comissão da Sociedade Bíblica Internacional]. São Paulo: Editora Vida, 2000.

sexta-feira, 5 de junho de 2015

a palavra CANDIDATO

Você sabia que a palavra CANDIDATO, vem de CÂNDIDO? Pois bem, CANDIDATUS, em LATIM, significa “PURO, VESTIDO DE BRANCO”. Na Roma antiga, os postulantes a cargos no governo usavam branco, para transmitir a ideia de pureza e honradez, que normalmente associamos à cor branca. Da mesma forma, a palavra CÂNDIDA indica LIMPEZA, PUREZA, TECIDO ALVO. Agora compare com os candidatos do Brasil. Tem tudo a ver com nossa realidade, não?

quinta-feira, 4 de junho de 2015

“... sede pacientes na tribulação...” [Romanos 12.12(b)].

Jesus nunca disse que teríamos mar de rosas no mundo, ao iniciamos a caminha cristã, pelo contrario, Ele disse “no mundo tereis aflições” (João 16.33), ciente disso o Apóstolo Paulo adverte-nos: SEDE PACIENTES NA TRIBULAÇÃO!

Tenha paciência. Nossa vida é como um livro, assim sendo, o último capítulo de sua vida ainda não foi escrito. Talvez, você esteja passando por momentos ruins, mas, acredite: DIAS MELHORES VIRÃO. O melhor de Deus ainda está por vir. Deus ainda está trabalhando em você. Depois, Ele trabalhará através de você! Tenha paciência. Acalma o teu coração! Lembre-se: a paciência produz experiência, e a experiência produz esperança {Romanos 5.4}.

LIÇÕES BÍBLICAS 3º TRIMESTRE DE 2015 – ADULTOS, CPAD.


TEMA:A Igreja e seu Testemunho – As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais

Comentarista: Pr. Elinaldo Renovato de Lima

SUMÁRIO:

Lição 1 – Uma Mensagem à Igreja Local e à Liderança;

Lição 2 – O Evangelho da Graça;

Lição 3 – Oração e Recomendação às Mulheres Cristãs;

Lição 4 – Pastores e Diáconos;

Lição 5 – Apostasia, Fidelidade e Diligência no Ministério;

Lição 6 – Conselhos Gerais;

Lição 7 – Eu Sei em Quem Tenho Crido;

Lição 8 – Aprovados por Deus em Cristo Jesus;

Lição 9 – A Corrupção dos Últimos Dias;

Lição 10 – O Líder Diante da Chegada da Morte;

Lição 11 – A Organização de Uma Igreja Local;

Lição 12 – Exortações Gerais;

Lição 13 – A Manifestação da Graça da Salvação.

Obrigado / Obrigada

— MUITO OBRIGADO, PAPAI.
— NADA, FILHINHA.
Quem cometeu o erro no caso acima foi a “FILHINHA”, que se dirigiu ao pai como se ela – “FILHINHA” – fosse homem: “MUITO OBRIGADO, PAPAI”.
Mulher diz OBRIGADA.
Homem diz OBRIGADO.
Um grupo de homem diz OBRIGADOS.
Um grupo de mulher diz OBRIGADAS.
Mas... por que dizemos OBRIGADO, se ninguém nos obriga a nada? Na origem dessa forma de agradecimento, aquele que recebia o favor ou o benefício declarava que ESTAVA OBRIGADO A RETRIBUIR TAMANHA GENTILEZA.
E o que fizera o favor diria mais ou menos assim: QUE ISSO? NÃO NADA; DEIXA PRA LÁ.

terça-feira, 2 de junho de 2015

O senhor portador de deficiência visual que agradeceu a Deus

Hoje, estava voltando de Ipojuca-PE em um micro-ônibus quando, de repente entra uma senhora guiando um senhor portador de deficiência visual. A mesma pergunta para a moça que estava sentada ao seu lado “tudo bem?”, o senhor portador de deficiência visual não hesitou e respondeu “Graças a Deus sim! Com Jesus no barco vai tudo bem! As provações veem, mas, Fiel é Deus!” Eu pensei: “Meu Deus, temos a visão perfeita e reclamamos da vida por coisas banais!” Aproveitei a lição que esse senhor me deu e orei a Deus e o agradeci pela visão perfeita e pedi perdão das vezes que murmurei por coisas insignificantes.

Antes de reclamar por qualquer coisa, lembre-se de agradecer: 

OBRIGADO SENHOR POR MEUS OLHOS PERFEITOS, QUANDO HÁ TANTOS SEM LUZ.