terça-feira, 31 de dezembro de 2013

2013 X 2014



Em 2013, se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi.

Em 2014, Vai dar tudo certo, Se a gente colocar a nossa fé em ação, Vai dar tudo certo.

Que o nosso 2014 tenha o triplo das coisas boas que aconteceram em 2013.

P.S.: “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” [Romanos 8.28].

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

1O MOTIVOS PARA CELEBRAR O NATAL:



O Natal de Cristo precede e transcende o paganismo

1. O glorioso Natal (nascimento) do Senhor Jesus foi mencionado pelos profetas do Antigo Testamento, como Isaías (7.14; 9.6), Miqueias (5.2) e outros. Por que nós, cristãos, ignoraríamos um evento tão importante, mencionado por Deus, através de seus profetas, centenas de anos antes de acontecer?


2. Quando Jesus nasceu, em Belém de Judá, um anjo de Deus, cercado do resplendor da glória do Senhor, apareceu a alguns pastores de Belém de Judá e lhes disse: "eis aqui vos trago novas de grande alegria" (Lc 2.10). O Natal de Cristo trouxe alegria ao mundo, e não tristeza! E nós, que somos salvos por Jesus Cristo e conhecemos o verdadeiro significado do Natal, devemos nos alegrar ainda mais com a lembrança desse glorioso acontecimento!


3. A celebração do nascimento de Jesus é incentivada pelo Novo Testamento. Ela não foi inventada por povos pagãos que viveram antes de Cristo nem instituída pela Igreja Católica Romana. Esta apenas estabeleceu a data para a celebração: 25 de dezembro. Mas, em Lucas 2.13,14, vemos que uma multidão dos exércitos celestiais já havia celebrado o Natal. Na mesma noite do nascimento do Senhor, os aludidos pastores de Belém visitaram o Menino e voltaram "glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto" (Lc 2.20). Cerca de dois anos após seu dia natalício, o Menino recebeu a visita de magos do Oriente, que também o adoraram e lhe ofertaram dádivas (Mt 2.1-16).


4. Logo após o nascimento do Salvador, os numerosos anjos que celebraram o Natal disseram: "Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens!" (Lc 2.14). Aproveitemos, pois, a grande oportunidade de, além de glorificar a Deus pelo Natal de Cristo, também mostrar aos que estão à nossa volta que Ele veio ao mundo para trazer a paz (Jo 14.27) e o conhecimento da boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12.1,2).


5. O Natal de Cristo é a celebração da encarnação do Verbo de Deus, que habitou entre os homens para revelar a sua glória, "como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade" (Jo 1.14). Se Ele não tivesse nascido, não teríamos o conhecimento do glorioso plano salvífico de Deus e estaríamos todos perdidos.


6. Ao amar o mundo de maneira indescritível, o Deus de toda a graça nos deu o seu Filho Unigênito (Jo 3.16), o qual, também por amor, morreu pelos nossos pecados (Rm 5.. Diante desses fatos, não há necessidade de mandamento específico para celebrarmos o Natal de Cristo, pois a nossa maior motivação para fazer isso é o amor de Deus derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado (Rm 5.5).


7. Jesus veio ao mundo na "plenitude dos tempos", isto é, quando tudo estava preparado para uma propagação em massa do Evangelho (Gl 4.4). No século I, havia muitas estradas pavimentadas, conhecimentos amplos sobre navegação e uma língua falada em todo o Império Romano (o grego "koiné"). Além disso, o mundo estava em paz, imposta pelo imperador: a "pax romana". Hoje, nós que temos melhores recursos tecnológicos do que os primeiros cristãos, não podemos deixar de anunciar que Cristo nasceu "para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos" (v.5), e salvar "o seu povo dos seus pecados" (Mt 1.21).


8. O Menino Jesus é mencionado no último livro da Bíblia (que prioriza as coisas futuras e a consumação de tudo) de modo excepcional: "E deu à luz um filho, um varão que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono" (Ap 12.5). É claro que essa passagem é simbólica, e a mãe do Menino alude a Israel, e não a Maria. Entretanto, trata-se de mais uma referência à gloriosa encarnação do Verbo de Deus, que deve ser celebrada e proclamada por todos os cristãos da face da terra.

9. Sabemos que o espírito do Anticristo e o mistério da injustiça já operam no mundo (2 Ts 2.7). E, por isso, o movimento cristofóbico e anticristão cresce, não só nos países de maioria muçulmana. No Ocidente, homens desprovidos da graça do Senhor e de seu conhecimento estão querendo apagar o nome de Jesus da face da terra. E uma das maneiras de fazer isso é, sob a égide do Estado laico, proibir a celebração do Natal de Cristo. Sendo assim, o cristão que se preza não tem receio ou vergonha de celebrar o nascimento do Salvador em público, mediante cantatas, peças e mensagens pelas quais confessa que "Jesus Cristo veio em carne", ao contrário do espírito do Anticristo, que quer negar isso a todo custo (1 Jo 4.3).

10. Finalmente, a obra redentora de Cristo abarca a sua gloriosa encarnação, a sua morte vicária e a sua ressurreição para nossa justificação. Todos os seus feitos devem ser celebrados pela Igreja, a começar pela sua encarnação (1 Tm 3.16). Já pensou se Cristo não tivesse nascido? Ele também não teria sido crucificado. E, se Ele não tivesse morrido sacrificialmente, também não teria ressuscitado (1 Co 15.3,4). Aproveitemos, pois, esse mês de dezembro, em que o mundo fala de Natal, sem conhecer o seu real sentido, para glorificarmos a Jesus Cristo, em público, por sua obra completa.

Happy Chistmas!

Ciro Sanches Zibordi

sábado, 14 de dezembro de 2013

Maria: Serva ou Senhora?


Em Lucas 2.41-52-Não Jesus foi submisso sim a Maria, mas isso não quer dizer que ela seja superior a Jesus, pois, a mesma disse: "Fazei tudo quanto ele vos disser." [João 2.5]. Se ela falou isso, fica a pergunta: quem é submisso a quem? Está claro que a Maria é submissa a Jesus.

Em João 19.26,27 - Não diz que Maria é nossa mãe, apenas Jesus pediu a João que cuidasse de Maria, pois o José (Marido da Maria) já havia falecido. O texto é claro, é só ler com calma.

Em Lucas 1.26-48- Ela é o canal que Deus usou para trazer Jesus ao mundo, Jesus como homem teve mãe (Maria), mas não teve pai. Como Deus, teve Pai (Deus), mas não teve mãe. Maria merece meu respeito, mas, não minha adoração, nem oração.

Apocalipse 12.1 diz: "E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça." A mulher representa a Nação Israelita. Leia Jeremias 4.31; (em figura de retórica ver Oseias 1.2, 3). A posição em que foi colocada, recebendo proteção, amor e a iluminação divina, faz-nos pensar em um vulto visto no “céu”. Isto é, nesse caso significa no firmamento.

Em João 2.5-11, vale destacar alguns versículos: "Disse-lhe Jesus: Mulher (se referindo a Maria), que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora." [João 2.4]. "Sua mãe (Maria) disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser." [João 2.5]. Lendo esses versículos, fica mais uma pergunta: Será que Maria foi intercessora mesmo?

Atos 1.14 – Realmente, vemos Maria perseverando em oração, buscando o batismo com o Espirito Santo, uma promessa que Jesus havia feito antes de subir ao céu, (“E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.” Lucas 24.49). Todavia,  ela está dando um exemplo de serva e não de senhora.

P.S.: Eu vejo em Maria o maior exemplo de serva, pois um dos versículos que acho mais lindo, é exatamente uma fala dela, que João fez questão de registrar: "Fazei tudo quanto ele vos disser." [João 2.5].

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

#A Bíblia, nosso único livro de fé e prática

Quando a Palavra de Deus for estudada, acreditada, compreendida e obedecida, uma luz brilhante se refletirá sobre o mundo; novas verdades, recebidas e postas em prática, ligar-nos-ão, em fortes laços, a Jesus.

A Bíblia, e a Bíblia tão-só, deve ser nosso credo, o único laço de união; todos os que se submeterem a essa Santa Palavra estarão em harmonia entre si. Nossos próprios pontos de vista e ideias não devem controlar nossos esforços. O homem é falível, mas a Palavra de Deus é infalível.

Em vez de lutar uns os outros, exaltem os homens ao Senhor. Defrontemos toda oposição, como o fez o Mestre, dizendo: “Está escrito.”  (Mateus 4.4; Lucas 4.4). Ergamos o estandarte no qual está escrito: “A Bíblia, nossa única regra de fé, prática e disciplina.”

#As verdades reveladas

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” (2 Timóteo 2.”15). Aprendei a tomar as verdades que foram reveladas, e a manejá-las de tal maneira que sejam alimento ao rebanho de Deus.

Encontramos os que permitem sua mente vaguear em ociosas especulações acerca de coisas de que nada se diz na Palavra de Deus. Deus falou na linguagem mais clara sobre todo assunto que afeta à salvação da alma. Deseja, porém, que evitemos os devaneios. Cristo deseja romper com todas as fantasias ociosas, e indica-nos os campos maduros para a ceifa. A menos que trabalhemos diligentemente, a eternidade nos esmagará com seu de responsabilidades...

Nos dias dos apóstolos foram apresentadas como verdade as mais tolas heresias. A história tem sido e será repetida. Haverá sempre pessoas que, se bem que aparentemente conscienciosas, se apeguem à sombra, preferindo a substância. Tomam o erro em vez da verdade, porque o erro se acha vestido de nova roupagem que, pensam, cobre algo de maravilhoso. Seja, porém, removida a cobertura, e aparece a nulidade. 

#Chega de suposições e conjeturas humanas

Que os lideres parem de apresentar belos sofismas científicos para embalar o povo de Deus. Adormecendo-o. Não revistais a solene, sagrada verdade para este tempo de qualquer roupagem fantástica de sabedoria humana. Detenham-se aqueles que tenham estado a fazer isso, e clamem a Deus para salvar-lhes a alma de fábulas enganosas.

É o poder vivo do Espírito Santo que moverá os corações, não teorias aprazíveis e enganadoras. Apresentações fantasiosas não são o pão da vida; não podem salvar a alma do pecado.

Vão os que querem o pão da vida às Escrituras, não ao ensino de homens finitos, errantes. Dai ao povo o pão da vida que Cristo veio do Céu trazer-nos. Não mistureis vosso ensino com suposições e conjeturas humanas.

Quem dera que todos soubessem quanto necessitam comer a carne e beber o sangue do Filho de Deus.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

A Vissão de Deus

Deus enxerga diferente de nós, nós enxergarmos o presente, porém, Deus enxerga o futuro.

Se só Deus enxerga o futuro, que vantagem temos em ficarmos ansiosos pelo amanhã?

Deus sabe quem éramos (passado), quem somos (presente) e quem seremos (futuro).

Nosso passado pode ter sido marcado por tristezas e dores, nosso presente de lagrimas e decepções, mas nosso futuro pertence a Deus.

Deixemos tudo nas mãos dEle, pois, como disse meu amado PAI (in memoriam): “Deus sabe o que faz.”

Encerro com as palavras do Salmista Davi:

“Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos. Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos te são bem conhecidos. Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor. Tu me cercas, por trás e pela frente, e pões a tua mão sobre mim. Tal conhecimento é maravilhoso demais e está além do meu alcance, é tão elevado que não o posso atingir.” [Salmos 139.1-6].

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

10 passos para começar (e terminar) 2014 sem dívidas


Por Sophia Camargo

Do UOL, em São Paulo

Livrar-se das dívidas e começar 2014 no azul, com controle sobre suas finanças é projeto perfeitamente realizável, desde que o consumidor siga alguns passos simples, com disciplina e organização.

O economista Flávio Calife, da Boa Vista Serviços, empresa que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), dá algumas dicas de como fazer de 2014 um ano para ter o controle das finanças.

1) Descubra se está com o nome sujo – Por incrível que pareça, muita gente só vai descobrir que está com o nome sujo quando precisa de crédito. O esquecimento de uma parcela, um cheque sem fundo ou uma conta sem pagar têm potencial para sujar o nome.

Para descobrir se isso ocorreu, é preciso fazer uma pesquisa nos serviços de proteção ao crédito e cartórios de protestos. Há diferentes listas, como SCPC e Serasa.

No site Consumidor Positivo do SCPC (Boa Vista), é possível se cadastrar e descobrir a situação do CPF sem sair de casa.

A Serasa tem um serviço pago pela internet. Se for pessoalmente, é de graça (veja endereços).

O SPC Brasil só atende em postos físicos (confira os locais).

2) Se estiver com o nome sujo, procure o credor – Na própria pesquisa, irá descobrir para quem está devendo. Algumas lojas e bancos já permitem negociação virtual e oferecem alternativas para pagar essa dívida durante a própria consulta. Se não for o caso, o devedor deve procurar o credor para negociar o pagamento e  limpar o nome.

3) Evite intermediários – Calife diz que utilizar-se de empresas que renegociam dívidas aumenta o custo para o devedor. Para ele, é melhor que o próprio devedor faça as suas contas e negocie diretamente.

4) Nunca empreste o nome – O empréstimo do nome (fazer um crediário em seu nome para um parente ou amigo) é, depois do desemprego e do descontrole financeiro, a terceira causa de negativação do nome. Quem está com o nome sujo é que vai ter de correr atrás para quitar a dívida, pois o credor vai cobrar do titular da débito.

5) Pague o que realmente puder pagar – Um dos maiores erros de quem renegocia dívidas é fechar o acordo em bases irreais, diz Calife. Segundo o economista, mais de 50% dos consumidores que renegociam suas dívidas voltam para o cadastro de inadimplentes em até 12 meses. "Isso acontece porque as pessoas não planejam dentro do seu orçamento, na medida das suas possibilidades e fecham qualquer acordo só para tirar o nome do cadastro."

6) Saiba quanto ganha e quanto gasta – Segundo Calife, a maioria das pessoas não tem ideia de quanto gasta, e muitas vezes, nem de quanto ganha. Os custos fixos como alimentação, impostos e despesas de casa, costumam consumir cerca de 70% da renda, em média. Daí sobram apenas 30% para consumir e fazer uma poupança. Depois de colocar tudo no papel, é possível cortar as despesas supérfluas e fazer um planejamento para pagar as dívidas. Feito o planejamento, é preciso executá-lo.

7) Reorganize a vida – Se as despesas são muito maiores do que a renda, é preciso reorganizar a vida. Obter outro emprego, uma renda extra, cortar gastos inúteis, diminuir despesas. Toda a família deve ajudar. O fim do ano é uma época propícia para obter uma renda extra com o aumento dos empregos temporários.

8) Fuja das dívidas caras – Um deslize, um esquecimento, uma despesa extra, podem fazer você entrar no cheque especial ou não pagar a fatura do cartão de crédito. Mas isso não pode ser regra. Os juros dessas modalidades de crédito são muito altos e podem fazer a dívida se tornar impagável. Ao perceber que está perdendo o controle, é melhor trocar a dívida por outra cujos juros são menores, como crédito consignado ou crédito pessoal. Isso deve ser feito antes de estar com o nome sujo, pois depois tudo fica mais difícil.

9) Crie uma poupança para emergências – Calife diz que à medida que a família vai evoluindo no planejamento financeiro, ela deve planejar uma poupança que não deve ser usada no dia a dia, mas sim como uma reserva de emergência para o futuro. O ideal é ter dinheiro para seis meses de despesas.
 
10) Planeje o futuro – Separar ao menos 10% da renda mensalmente para planejar o futuro é receita para uma vida mais tranquila. Ter investimentos para realizar sonhos como viagem, casa própria, troca de carro e aposentadoria deve estar na meta para um bom futuro financeiro.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

‪#‎PAIS‬

Quando você era pequeno (a) vivia falando que amava seu pai e sua mãe. Porém, de repente você falou um: eu odeio você! Vocês são os piores pais do mundo, porque nunca me deixam fazer nada! Mas, o que você não entende é que seus pais não querem ver você sofrendo. Outra coisa, seus pais não querem que você morra antes deles. Essa é uma triste verdade. Está na hora de pensar um pouco sobre o que você anda falando e fazendo para deixar seus pais tristes, não acha? Provavelmente, você não tenha os melhores pais do mundo, mas pense: quantas crianças e adolescentes órfãs queriam está no seu lugar nesse exato momento, para receber um carinho, um conselho, ouvir um: eu te amo.
  
Lembre-se: Você pode não ter os melhores pais do mundo, mas você não pode deixar de amá-los por conta disso.

P.S.: Não deixe pra dá valor aos seus pais depois que eles morrerem, valorize-os agora, pois amanhã pode ser tarde demais.

domingo, 8 de dezembro de 2013

Na dúvida, não se case

Observe alguns sinais de que a relação pode não dar certo

Não existe uma fórmula mágica que faça um casamento dar certo, apesar de ser uma ótima ideia. Na vida a dois é normal que haja conflitos de opiniões, de ideias e até de interesses. Isso não quer dizer que a união não deu certo. O problema é que há casais que vivem constantemente em pé de guerra: discordam em tudo.

Depois de assumido o matrimônio é que a mulher percebe que o marido é grosseiro, intolerante, infiel. E ele, por sua vez, descobre que a mulher é ciumenta, carente, sentimental demais. Muitos casais ignoram defeitos que podem levar o casamento ao fracasso. Mas será que durante o namoro isso era imperceptível? A psicóloga Andrea Bandeira afirma que nesta fase da relação é possível sim observar sinais de que o casamento pode não dar certo. Para ela, as mulheres estão ainda mais propensas a ignorá-los.

“A mulher, em geral, cria mais expectativas. Ela entra no relacionamento com muitas fantasias e cria, na sua cabeça, um homem que seu parceiro não é na realidade. Quando percebe alguns sinais, finge que não é nada demais e que as coisas vão mudar e melhorar. Quanto mais apaixonada ela for, mais forte será esse processo e mais difícil de perceber a realidade”, explica a psicóloga.

A especialista cita alguns erros que podem levar muitos casais ao divórcio. “Achar que vai conseguir modificar o outro com o tempo, conhecer pouco o parceiro, falta de paciência e tolerância, casar por causa de gravidez sem amor e casar no auge da paixão.”

Andrea Bandeira ensina sobre os pontos que devem ser analisados antes do casamento. “Se o casal tem objetivos comuns com o casamento; se eles se respeitam apesar das diferenças; se as qualidades são maiores do que os defeitos e se os defeitos são fáceis de lidar; se existem boa troca e comunicação; se gostam de ficar juntos em silêncio; se o padrão é mais de entendimento do que de brigas e conflitos; se gostam de coisas em comum nos momentos de lazer, entre outros.”

A dúvida de muitos casais é se estão ou não preparados para assumir o compromisso do casamento. A psicóloga destaca algumas características do casal que está apto a dar o próximo passo. “Se, naquele momento, você pensa em viver aquilo para o resto da vida, se o investimento na relação é uma prioridade, se o casal tem senso de responsabilidade em relação à vida são alguns pontos a serem destacados.”

Para a especialista, não existe idade ideal para o casamento. “O ideal é que a motivação principal não seja a paixão porque ela pode ser momentânea. Quando se é muito jovem, essa tendência é maior”, finaliza.

Dicas para os recém-casados

.Invistam cotidianamente na relação;
.Tenham prazer em conversar sobre diversos assuntos;
.Tenham muitos momentos prazerosos de lazer juntos;
.Dividam alegrias e preocupações;
.Tenham paciência e tolerância com os defeitos do parceiro.


sábado, 7 de dezembro de 2013

Descubra a origem e significado das alianças


Muito mais do que símbolo de união e amor, as alianças possuem diferenças entre si

Historiadores afirmam que as alianças surgiram no Egito Antigo, representando o compromisso e admiração entre um casal. O seu formato circular remete à ideia de eternidade, já que o círculo não possui ponto final.

Largas ou finas, de ouro amarelo, branco ou rose, com diamantes ou lisas, a verdade é que as alianças existem a centenas de anos, mas continuam “fazendo a cabeça” dos casais apaixonados. Porém, o que a maioria dos noivos não se dá conta é que ao elegerem um modelo estão muito mais do que escolhendo uma simples joia. Eles estão determinando a peça que será o símbolo eterno da cumplicidade, do carinho e dos sentimentos que envolvem os dois.
A aliança de compromisso, de prata, é muito usada pelos casais jovens, que ainda não assumiram um compromisso formal, mas que sentem a necessidade de demonstrar seus sentimentos um pelo outro. Os modelos mais moderninhos também estão em alta entre os casais mais novos. As alianças com designe inovador podem misturar mais de um tipo de ouro, incluir pedras e detalhes em relevo.

Para os casais mais antigos, as alianças especiais para bodas fazem o maior sucesso. Para as bodas de ouro (50 anos de casados) são sugeridas as alianças de ouro mais largas do que as usadas no casamento, às alianças conjugadas e cravejadas de diamantes ou as com freza em diamante ou ouro branco.


domingo, 1 de dezembro de 2013

Temia...

Temia ser reprovado; fui reprovado na 2º série do Ensino Fundamental;

Temia que minhas 2 irmãs e meu irmão fossem morar em São Paulo; Eles acabaram indo;

Temia ser reprovado em uma prova prática; Fui reprovado 3 vezes;
Temia perder um amigo que tinha acabado de conhecer; Ele faleceu meses depois;

Temia submeter-me a uma cirurgia; Submeti-me a duas;
Temia perder meu Pai; Perdi-o a 5 anos atrás.

Através desses temores eu aprendi uma coisa: Ou nós controlamos nossos temores, ou eles acontecerão. O ideal é confiar em Deus sempre, pois, Deus sabe do que precisamos.

P.S.: “Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu.” [Jó 3.25].

Amanhã...

Fico triste ao perceber que as pessoas estão tão ansiosas a ponto de fazerem inúmeros planos para o amanhã, entretanto como diz Sérgio Lopes: “Não sabemos nem ao menos se amanhã levantaremos, nossos planos são só planos... nada mais!”

Sobre o amanhã, Tiago escreveu: “Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.” [Tiago 4.14].

Depois de lermos esses sábios ensinamentos sobre o amanhã, não resta-nos escolhas, devemos entregar o nosso amanhã nas mãos do Deus Todo-Poderoso, pois, Ele sim, sabe o que é melhor para cada um de nós.

P.S.: Deixe nas mãos do Senhor Deus tudo o que for fazer. Confie nEle de todo seu coração e Ele fará o que for melhor para você.

AS FERIDAS DOEM, MAS ENSINAM

Quem não aprende com a dor não aprende de forma nenhuma. As feridas não apenas rasgam nossa carne, mas também abrem sulcos em nossa alma. As mesmas feridas que doem também curam. Ao mesmo tempo que sagram em nosso corpo, também fazem uma assepsia em nosso íntimo. Os castigos curam nossa maldade melhoram nosso caráter. Os açoites limpam as profundezas do nosso ser. A disciplina, no momento em que é aplicada, não é motivo de alegria, mas de pesar; depois, entretanto, produz fruto pacífico e promove a justiça. Ao mesmo tempo que essas feridas arrancam lágrimas de nossos olhos, lavam nosso interior. Os vergões das feridas purificam do mal, e os açoites o mais íntimo do corpo. Aprendemos mais no sofrimento no que nos dias de festa. É no vale da dor que somos matriculados na escola do quebrantamento. É na bigorna do sofrimento que somos moldados à imagem de Cristo. É na prensa de azeite, no Getsêmani da vida, onde suamos sangue e choramos copiosamente, que experimentamos o consolo que excede todo entendimento e nos levantamos para triunfar nas maiores batalhas da vida. Deus não nos fere sem causa. Deus não desperdiça sofrimento na vida de seus filhos. Nossa leve e momentânea tribulação produzirá para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação!

Hernandes Dias Lopes.