terça-feira, 31 de maio de 2011

VAMOS APRENDER UM POUCO SOBRE OS ANJOS...



DEFINIÇÃO DO TERMO ANJO


O termo anjo da língua portuguesa tem origem na palavra latina angelu, que por sua vez se deriva do termo aggelov (aggelos) do grego. Em hebreu, a palavra traduzida como anjo é (mal'ak).

A palavra mal`ak ocorre 214 vezes no Antigo Testamento, e a palavra aggelos ocorre 188 vezes no Novo Testamento, sendo que ambas tem o significado de mensageiro, representante, enviado ou embaixador.

Pela terminologia também podemos entender que os anjos têm gênero masculino, pois são assim invariavelmente referidos. Não cabe, portanto, a idéia de que anjos não teriam gênero definido. Se assim o fosse, seriam estes representados por palavras de gênero neutro nas línguas de origem, ou em ocasiões seriam representados utilizando-se palavras de gênero masculino e em outras de gênero feminino; fatos estes que nunca ocorrem.

 

DEFINIÇÃO DE ANGELOLOGIA

ANGELOLOGIA = ANGELLOS + LOGIA
ANGELLOS = ANJOS
LOGIA = ESTUDO
Portanto, ANGELOLOGIA significa "Doutrina dos anjos"

ANJOS BONS

São os anjos que não pecaram e não seguiram a Lúcifer por ocasião de sua rebelião contra o criador. E Deus os exaltou e os confirmou em sua posição celestial e para sempre estarão na sua presença, contemplando e executando a vontade do Criador (1 Tm 5.21; Mt 18.10).

NOMES APLICADOS AOS ANJOS


O termo anjo aplica-se a todas as ordens dos espíritos criados por Deus (Hb 1.14). Existem muitas outras citações similares com outros apelativos que expressam o mesmo significado. O termo Anjo expressa todo ser celestial criado por Deus.
Querubim – (Gn 3.24)
Varão – (Gn 18.2)
Príncipes – (Js 5.13 – 15)
Serafim – (Is 6.2)
Filhos de Deus – (Jô 1. 6)
Ministros – (Sl104.4)
Principados Potestades Domínios – (Ef 1.20-21)
Príncipes – (Dn 10.13)
Espíritos Ministradores – (Hb 1.14)
Arcanjo – (Judas 9)
Exército celestial – (Lc 2.13)

A CRIAÇÃO DOS ANJOS


Anjos são seres criados (Sl 148.2), cada um parece ter sido criação direta de Deus. O tempo de sua criação não é revelado, mas encontramos que os anjos já tinham existência quando a terra foi criada. (Jô 38.6,7)
Os anjos são reais

Eles exercem atividades importantes no mundo espiritual, mas não são independentes nessas atividades, pois as fazem dentro dos limites a que foram criados.

A Bíblia fala da manifestação dos anjos na obra da criação do mundo físico (Jó 38.6,7). Eles estavam presentes quando Moisés recebeu de Deus as tábuas da Lei (Hb2.2); No nascimento de Jesus (Lc 2.13); Na ressurreição de Cristo (Mt 28.2; Lc 24.4,5); na ascensão de Cristo (At l.10). Quando foram servir ao Senhor Jesus no deserto da tentação (Mt 4.11). Sua manifestação é incorpórea; eles são seres espirituais e morais. A realidade dos anjos se comprova mediante os atributos de personalidade que eles demonstram falando, pensando, sentindo e decidindo. Entretanto, os demônios, que são anjos caídos da graça de Deus, tomam para se incorporarem corpos de pessoas vivas ou de animais, e por essas possessões materiais, se manifestam. Os anjos de Deus não tomam outros corpos para se manifestarem, mas tomam formas de pessoas humanas visíveis para se fazerem manifestos. (ICo 15:40 - 44)

Anjos não são meros espíritos sem corpos. Como podemos saber através da declaração do Nosso Senhor de que os filhos da ressurreição serão iguais aos Anjos. São revestidos de corpos espirituais tais como os que nos são prometidos se formos havidos por dignos de alcançar a ressurreição (Fp 3:21). O corpo espiritual corresponde ás necessidades da vida espiritual. No arrebatamento o nosso corpo não será o mesmo corpo terreno e corrupto, mas espiritual que participará da natureza espiritual.

A habitação dos anjos

Ao estudarmos as várias classes angelicais, entendemos que estas são distintas por várias atividades e se manifestam no vastíssimo espaço das "regiões celestiais". A Bíblia declara ainda que os anjos de Deus são organizados em milícias espirituais que povoam os céus e são distribuídos em distintas ordens e graus (Lc 2.13; Mt 26.53). Trata-se, portanto, de uma habitação numa dimensão celestial.
O numero dos anjos

A quantidade existente de anjos é única e incontável, porque desde que foram criados não foram aumentados nem diminuídos. Eles não procriam e foram criados de uma vez pelo poder da Palavra de Deus. (Mt 22.30; Mc 12:25).

O propósito do sexo é a reprodução do ser humano, essa necessidade não existe no meio celestial, portanto são assexuados, ou seja, não possuem sexo.

A Bíblia utiliza expressões variadas para designar "milhares de milhares”, "multidão dos exércitos celestiais”, "muitos milhares de anjos" (Ap 5.11; Dn 7.10; Dt 33.2; Hb 12.22; Lc 2.13). É impossível determinar o número de anjos porque é incontável e é o mesmo número em todos os tempos, desde que foram criados (Sl 148.2-5).
Eles foram criados em multidões que ultrapassam nossa imaginação.

Os Anjos são filhos de Deus numa condição original, visto que Deus os criou. (Cl 1.16) Esta passagem nos traz informações de que há no mundo invisível grande variedade de seres celestiais, da qual nosso mundo visível é uma pálida reprodução, ou seja Deus não criou somente uma classe de anjo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é importante para a melhora do conteúdo deste BLOG. Obrigado,Humberto Queiroz!